top of page
nosmediamos

A Pedra no Sapato: Uma Reflexão Sobre Conflitos e Mediação.



Você já sentiu uma pedra no sapato?


A sensação é incômoda, persistente, até insuportável. Um conflito em nossas vidas pode ser comparado a essa pedra: algo que nos incomoda e atrapalha, mas que, por vezes, adiamos resolver.


Quando estamos diante de um conflito, cabe a nós decidir quando é a hora de "tirar a pedra do sapato". Embora não tomemos essa decisão, os incômodos persistem. O momento certo para resolver depende de cada um. Será que é quando o desconforto se torna insuportável? Ou quando percebemos que a mudança é necessária para viver de forma mais leve?


Escolher resolver um conflito é um ato de coragem e autocompaixão. É uma chance de iniciar uma nova etapa, livre da dor e do peso que a "pedra" nos causa.


Mas aí surge outra questão importante: qual caminho seguir para resolver esse conflito?

Podemos optar por um método adequado de resolução de conflitos, como a mediação, ou deixar que um juiz decida por nós. Aqui, vale uma reflexão:

• Será que o juiz conhecerá o meu conflito melhor do que eu?

• Será que ele entende o impacto que essa "pedra no sapato" tem na minha vida?

• Será que ele saberá qual é o melhor momento para removê-lo?


A mediação se apresenta como uma alternativa poderosa porque respeita a autonomia das partes envolvidas. Ela permite que cada pessoa decida, no seu tempo, como deseja resolver o conflito. É um processo personalizado, flexível e mais humano, onde as decisões não são impostas, mas construídas em conjunto.


Assim como tirar a pedra do sapato é uma escolha que só nós podemos fazer, resolver um conflito de forma consciente e colaborativa é um caminho que nos dá o controle sobre nossa própria vida.


E você, está pronto para tirar a sua pedra do sapato?

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page